O que é Cálculo do seguro? 
Diversos fatores influenciam nesse cálculo. A Seguradora analisa dados como a intensidade com que os sinistros são verificados, os valores dos prejuízos e tendência do mercado.

O que é Prêmio? 
É o valor a ser pago pelo segurado à seguradora, ou seja, é o preço do seguro. Pode ser parcelado.

O que deve constar no contrato de seguro? 
O contrato de seguro nada mais é do que a apólice, onde estão descritas todas as características que servem de base para os cálculos, como: descrição do bem segurado,  valores do bem segurado, custo do seguro, coberturas contratadas, dados da Seguradora.

O que é Bônus? 

É um tipo de desconto progressivo, concedido à cada renovação. O bônus só e concedido aos segurados que não utilizaram o seguro.

O que é Sinistro? 
Sinistro é a ocorrência de prejuízo ou dano (incêndio, acidente, naufrágio, etc.) no bem sobre o qual foi segurado.

O que é Franquia? 
Valor calculado matematicamente, até o qual o segurador não se responsabiliza a indenizar o segurado em caso de sinistro. Participação do segurado nos prejuízos em caso de sinistro, em geral de acordo com a cobertura estipulada no contrato de seguro.

Tenho que pagar a franquia se houver perda total do veiculo? 
Não. A franquia só e paga em caso de perda parcial.

Sobre Coberturas: 
Seguro representa a transferência dos riscos aos quais o segurado e seus bens estão expostos. A cobertura para esses riscos está especificada na apólice. No seguro de automóveis, os riscos mais comuns são: colisão, incêndio e roubo.

O que é Responsabilidade Civil? 
É a proteção do seu patrimônio contra danos que o seu veículo pode causar a terceiros (danos pessoais/corporais) ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja legalmente considerado culpado, por meio de acordos previamente aceitos pela seguradora ou que forem transitados em julgado.

A minha apólice cobre os acessórios do carro? 
Não. Mesmo que o seu toca-fitas seja original de fabrica, é necessário contratar uma garantia opcional para essa cobertura.

Tenho direito a indenização se for provado que estava alcoolizado no momento do acidente? 
Não. O motorista perde o direito a indenização se for comprovado que estava sob efeito de drogas ou se não estava regularmente habilitado para dirigir.

Como é calculado o prêmio do Seguro de Vida? 
O prêmio é calculado em função da idade do segurado e do Capital por ele estipulado.

A quem devo recorrer se tiver alguma reclamação sobre meu seguro? 
Você deve recorrer a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que e o órgão fiscalizador do mercado de seguros. Ligue: 0800-2128484

Para que serve a Vistoria Prévia?
A Vistoria Prévia é um procedimento de análise de veículos onde são consideradas as informações referentes ao estado de conservação destes bens, de acordo com as avarias que os mesmos apresentam. Além disso, é uma ferramenta legal e necessária para todos os envolvidos na operação de seguros de veículos, entre eles o Segurado, o Corretor e a Seguradora.

Como proceder em caso de sinistros de automóveis:

Em caso de colisão:
  1. Entre em contato com o seu corretor; 
  2. Providencie a ocorrência policial; 
  3. Nunca aceite acordo ou promessas de indenização; 
  4. Anote, sempre, os dados do outro veículo (como placa) e do motorista (RG, CPF).
  5. Verifique se os dados do perfil e da apólice conferem com os da comunicação que se vai proferir. Examine a descrição do sinistro e demais informações constantes da comunicação; confira se o motorista do veículo segurado é devidamente habilitado.
  6. Comunique para a corretora ou diretamente para a seguradora o aviso de sinistro. Seqüencialmente, apresente a documentação básica necessária para o atendimento do sinistro.
  7. Caso você se considere o causador do sinistro, informe os dados da sua seguradora e corretora para o terceiro entrar em contato e iniciar o seu atendimento.

Obs.: O terceiro somente será atendido se o segurado mencionar expressamente sua responsabilidade pelo sinistro.

O veículo coberto pela apólice deve ser levado para uma oficina credenciada da companhia. 
Não autorize qualquer serviço no veículo do terceiro.

Mesmo que suas avarias sejam inferiores ao valor da franquia, não conserte seu carro antes da vistoria da seguradora.

Em caso de roubo/furto:
  1. Providencie imediatamente a ocorrência policial, o Boletim de Ocorrência (BO) 
  2. Comunique o mais rápido possível a corretora. 
  3. Verifique se os dados do perfil e da apólice conferem com os da comunicação que se vai proferir. Examine a descrição do sinistro e demais informações constantes da comunicação; confira se o motorista do veículo segurado é devidamente habilitado.
  4. Comunique para a seguradora o aviso de sinistro e comece a providenciar a documentação do sinistro.
Somente após a análise de toda a documentação pela companhia, o processo de liquidação do sinistro será concluído.
No seguro com prêmio fracionado, as parcelas vincendas devem ser quitadas, ou apresentadas para débito no valor da indenização. 

Documentação básica necessária para liquidação do sinistro:

Roubo/Furto/Perda Total
  1. Aviso de sinistro preenchido; 
  2. Boletim de ocorrência policial (BO), CRLV (licenciamento) original (com DPVAT pago); 
  3. DUT (Registro geral, compra e venda) original, assinado e com firma reconhecida; 
  4. IPVA atual e anterior; 
  5. Chaves do veículo; 
  6. Termo de responsabilidade por eventuais multas ainda em processamento com firma reconhecida; 
  7. Nada consta de multas; 
  8. Cópia do CPF, RG e CNH; 
  9. Se o veículo for alienado, apresentar documentação de desalienação com firma reconhecida, ou carta de débito; 
  10. Poderão ser solicitados outros documentos pela companhia.

Colisão parcial
  1. Aviso de sinistro preenchido, através do serviço de Call Center 0800 da seguradora; 
  2. Boletim de ocorrência ( BRAT ); 
  3. Cópia do CPF, RG e CNH do motorista na ocasião do sinistro; 
  4. Cópia do Certificado de Licenciamento e DPVAT; 
  5. Cópia do IPVA; 
  6. Poderão ser solicitados outros documentos pela companhia.

Obs.: As exigências e os critérios acima poderão ser alterados de acordo com a companhia.